3ª MOSTRA CIRCO-TEATRO DOS COMPARSAS TRAZ 10 ESPETÁCULOS AO FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA
Arte-Terceira-Mostra-site-2.png

Seis comédias (sendo duas adaptações de grandes clássicos dos palcos), um melodrama premiado nacionalmente, um espetáculo infantil com abordagem sobre idosos e um espetáculo de rua vindo direto do Rio de Janeiro vão abrilhantar a 3ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas. Com peças selecionadas do repertório da Comparsaria Cênica e dois grupos convidados, a mostra traz ao Friinge Curitiba, pela terceira vez o teatro popular genuinamente brasileiro, de um jeito especial e cada vez mais atual. As atrações estarão em cartaz entre os dias 26 de março e 05 de abril de 2020, dentro do Festival de Teatro de Curitiba, com ingressos na modalidade "Pague Quanto Puder".

 

Depois de duas mostras (em 2018 e 2019) que trouxeram dezenas de peças e que cativaram o público de Curitiba e Região Metropolitana, em 2020 a Comparsaria Cênica selecionou suas melhores atrações (aquelas que movimentaram o palco da companhia e outros auditórios de Curitiba e do Paraná). Serão seis comédias feitas pela companhia, todas com a trupe dos comparsas. "Temos dezenas de espetáculos em nosso repertório e analisamos aqueles que foram os mais comentados pelo público dentro e fora da Comparsaria Cênica. Além disso, trazemos também uma estreia de um clássico inspirado na obra de Shakespeare. Outra novidade é que, além do palhaço Borracha, outros dois palhaços de circo-teatro estarão em nosso palco, sendo que um deles é uma palhaça", explica o diretor da companhia, Helio de Aquino.

 

Cinco dessas comédias já conquistaram o público em anos anteriores e, em 2020, voltam com novidades de elenco, de cenário e de roteiro. São elas: Os Comparsas em Amor e Comédia, Os Comparsas em Casos de Família, Os Comparsas contra O Lobisomem de Curitiba, Os Comparsas em O Falso Conde, Os Comparsas em O Barão da Bosta. A sexta comédia é uma adaptação de um clássico de Willian Shakespeare: Os Comparsas em A Megera Indomável, que traz a história de Petruchio e Catarina de um jeito diferente e atual. Confira aqui a sinopse de cada espetáculo.

 

Melodrama e Infantil

 

Além das comédias, o público vai se emocionar com o espetáculo que entra em seu terceiro ano em cartaz na Comparsaria Cênica: Avental Todo Sujo de Ovo, texto de Marcos Barbosa, também vem com novidade no elenco. O espetáculo, que fala sobre transexualidade, fala sobre Indienne, jovem que retorna a casa dos pais dez anos depois de sair sem dar notícias. O reencontro da jovem com os pais (Alzira e Antero) traz lembranças, alegrias, tristezas e incertezas.

 

Outro espetáculo que movimentou a Comparsaria Cênica e também foi apresentado em Rio Negro no mês de outubro de 2019 é "No Mar da Minha Vó". A peça infantil, que conta a história da vovó Marina e de seu neto Martin, traz para as crianças os temas da terceira idade de um jeito singelo.

 

Um palhaço na pele do Cabo Roque

 

Mais uma clássica história inspirou uma comédia de circo-teatro que também estará no palco da Comparsaria Cênica nesta mostra. O Coletivo Roque, formado por atores que compõe o curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), entre eles quatro atores que estão em espetáculos da Comparsaria Cênica, traz a história de Roque Santeiro para o circo-teatro. O palhaço Borracha vive o Cabo Roque e, de volta a sua cidade, descobre que se tornou um ídolo da população, que pensa que ele morreu em uma guerra.

 

Palhaçaria na rua

 

A Cia Chirulico, companhia de palhaçaria, música e teatro de bonecos criada por Anthony Brito e Aline Barbosa, vem de Macaé (RJ) para se apresentar nas ruas dentro da 3ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas. A atração da Chirulico será o espetáculo "Trocadilhos", que recria o universo de invenções de traquitanas, bugigangas e improvisos dos primeiros circos de lona que vieram da Europa e dos Estados Unidos para o Brasil, no século XIX.

 

Ações formativas

 

A 3ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas terá ainda duas ações formativas: uma oficina focada em circo-teatro - A Comicidade no Circo-Teatro: o Palhaço e a Caricata - e outra que buscará mostrar ao participante que é possível enxergar o teatro sem o uso dos olhos - O teatro cego e as imagens não visuais na construção da cena. Confira a sinopse das ações formativas da Mostra.

 

Democratização da arte

 

Com o objetivo de dar a oportunidade de acesso à arte a todos os públicos, de diferentes grupos sociais, neste ano a Comparsaria Cênica adota a modalidade de preço "Pague Quanto Puder" na maioria de seus espetáculos da Mostra. Com isso, o público assiste ao espetáculo e o pagamento é feito ao final da apresentação, de acordo com as possibilidades de cada um. "É uma forma de tornar o teatro acessível a todos. 'Pague Quanto Puder' também é uma maneira de conscientizar sobre a importância da arte para todos e de como a contribuição do público e sua presença na plateia são importantes para que a arte permaneça firme e resistente", diz o diretor, Helio de Aquino.

 

Serviço:

 

3ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas

Data: 26 de março a 05 de abril de 2020

Ingresso: Pague Quanto Puder

Arte-Terceira-Mostra-REALIZACAO.png