NOS.jpg
IMG_2682.jpg

Formada por um grupo de atores profissionais e amadores, entre eles graduados e estudantes da área de artes, a Comparsaria Cênica nasceu no ano de 2013, no mês de janeiro, com o propósito de unir as diferentes vertentes da arte. A primeira sede da companhia estava localizada no bairro Bom Retiro. No segundo ano de atividades, os comparsas, como são chamados os integrantes da companhia, mudaram os trabalhos para uma casa na Rua João Tchannerl, no Vista Alegre.

 

O espaço foi utilizado por dois anos e aproveitado para o desenvolvimento de espetáculos que explorassem a capacidade da residência. Em duas peças (Meandros e Penélope Pelo Avesso) o público foi convidado a acompanhar as apresentações pelos cômodos da residênica, o que possibilitou ao espectador se aproximar mais da narrativa dos espetáculos.

 

O nome da companhia foi escolhido porque Comparsaria Cênica significa grupo de atores que dão apoio a cena. O diretor de espetáculos da companhia, Hélio de Aquino, que teve passagem pelo circo-teatro, onde teve contato com esse tipo de trabalho colaborativo. 

 

Nosso projeto pedagógico tem como objetivo o bem-estar e a qualidade de vida de quem busca o teatro como uma alternativa ao seu cotidiano. Este pensamento está fundamentado na pesquisa do professor e diretor Helio de Aquino. A companhia oferece ao público um grupo de artistas e professores para proporcionar arte e formação acessíveis e de qualidade.

 

Sobre o diretor

 

Formado no curso técnico de atores do Colégio Estadual do Paraná (CEP) no final da década de 1990, concluiu a graduação em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) no ano de 2005. Fez curso de pós-graduação em Ensino de Arte no Grupo Educacional Itecne (Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba) no ano de 2012. Além de dirigir os espetáculos da companhia, também é professor.

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção artística e pedagógica
Hélio de Aquino

 

Produção
Hamilton Maia

 

Assessoria de imprensa
Rodrigo Batista

 

Comparsas
Bárbara Freitas, Bruno Lang, Cleo Fagundes, Fábio Costa, Felipe Mendes, Flavio Geromini, Gislaine Staub, Hermes Palumbo, Ivani Fernandez, Jenifer Demeterco, Kamila Martins, Lucélia Reis, Lena Souza, Nair Solovy, Rômulo Lopes, Sumaya Musah, Victor Nascimento e Vinícius Staub